23/05/2017

#CostureiraIniciante | Materiais básicos para costurar

Desde que começamos nossa série de costura no Youtube recebemos várias dúvidas sobre os materiais que usamos em vídeo. Quais são essenciais, e o que dá pra viver sem? Eis que resolvemos gravar um vídeo com o básico do básico. E em breve vamos dar algumas dicas sobre maquinário para iniciantes.

Mas vamos lá ;)




Alguns dos materiais que citamos no vídeo:

Alfinetes

Materiais de costura

Nós sempre usamos esses com cabeça de vidro da marca Coats. Eles são super fininhos e dificilmente puxam fio do tecido. Só um ou outro que vem com defeito, mas é mínimo, sério. Eles são um pouco mais caros que os comuns mas vale muito a pena.

Fita métrica


Materiais de costura

A fita que usamos também é da marca Coats, e ela tem um truque super legal: na lateral já tem as divisões de cada número. Isso facilita demais o trabalho na hora de dividir as medidas para fazer a modelagem, e deixa tudo mais preciso.

Carretilha e tesouras

Materiais de costura

O próximo item é a carretilha, que parece um mini cortador de pizza. Usamos ela pra marcar com o carbono onde será a costura no tecido. Então depois de cortar a peça, com o molde ainda preso ao tecido, encaixamos o carbono por baixo do molde para delimitar o fim do molde.

Sobre as tesouras é importantíssimo separar uma para papel e outra para tecido. Se as suas forem iguais, deixe um fita de cetim amarrada em uma delas pra que você não confunda. Usar a mesma tesoura pra tudo faz com ela perca o fio muito mais rápido.

Carbono e giz (ou lápis de alfaiate)

Materiais de costura

Aqui está o companheiro da carretilha. Usamos sempre carbono branco, mesmo em tecidos que são claros. Ele não mancha a roupa e cumpre o objetivo de marcar as costuras. Nas lojas é só procurar por carbono para costura branco. O lápis usamos para marcar as margens de costura na hora do corte. Ele pode ser substituído por giz de alfaiate, ou até mesmo lascas de sabonete.

Réguas


Materiais de costura

A régua da esquerda é a que usamos pra modelar. Existem algumas similares, de madeira ou de acrílico. E a da direita também usamos para modelagem, mas só para as "retas". Como ela é menor é mais fácil de manejar, então deixamos a outra só pros detalhes mesmo.

Papéis de molde

Materiais de costura

Aqui usamos dois tipos: o manilha (que é o rosinha), e o kraft. O manilha tem um valor bem mais acessível, e é ótimo se você está aprendendo ou pra fazer moldes que não vai guardar (como de encomendas). O kraft tem um valor mais alto mas é mais resistente, então se você acertou na modelagem de uma peça e quer guardar por muito tempo esse é o papel certo.

Lápis e borracha


Materiais de costura

Básico mesmo né?

Tesoura de arremate e abridor de casa


Materiais de costura

Essa tesoura é ótima pra quando você está na máquina. Como ela é pequena, facilita na hora de cortar pequenas linhas que vão sobrando. E com ela corremos menos risco de cortar o tecido para cortar essas pequenas linhas (acredite, isso acontece as vezes com a tesoura maior).
O abridor de casas tem sua função bem clara no nome, mas além disso ele também é ótimo pra desmanchar costuras (o que vai acontecer muito no começo). Nunca tente ficar desmanchando com a tesoura, a ferramenta certa pra isso é extremamente necessária.

É isso gente. Espero que tenham gostado do post!
Beijo!

0 Comments:

Postar um comentário