12/05/2017

#CostureiraIniciante | Forrando uma saia lápis ou reta

Olá pessoas!

O vídeo de hoje foi pedido por algumas pessoas, então finalmente viemos mostrar como forrar uma saia reta ou lápis (pra saias evasé ou godê o princípio é o mesmo, só o corte que é diferente).

Abaixo está o passo a passo escrito, mas recomendo que assistam o vídeo primeiro, porque é mais fácil de visualizar todo o processo.

Nesse vídeo citamos alguns vídeos que seria interessante assistir antes do vídeo de hoje. São eles:

Como tirar medidas? clique aqui para assistir
Molde de saia reta sob medida: clique aqui para assistir
Confecção saia reta: clique aqui para assistir
Como colocar zíper invisível: clique aqui para assistir

Vamos lá?


Corte

É importante notar que no caso dessa saia reta o corte é um pouco diferente. Cortamos a parte das costas também na dobra do tecido, onde ficará nossa prega. Para a prega deixamos uma margem de 8cm, e ela terá 20cm contando a partir da barra. É muito importante passar a carretilha para marcar o tecido. Assim você sabe direitinho onde vai ser cada costura, e o acabamento fica melhor.

Fizemos um cós anatômico cortando duas faixas e retirando um 1cm de onde ficará a lateral. Como mostramos no vídeo, pra fazer isso de forma bem fácil, é só dobrar o cós ao meio, medir 1 cm na dobra, e "ir morrendo" no sentido da parte aberta. O resultado é uma entrada suave que vai encaixar certinho na sua cintura.

Montando a peça

Como sempre, pra começar nossa peça vamos fechar as pences, tanto da saia quanto do forro. Aproveitamos a máquina ligada pra fechar também o cós. Primeiro unindo as laterais, e depois passando a ferro o cós dobrado, como na foto abaixo.


O próximo passo é fechar as laterais da saia e do forro. Nesse ponto vai parecer que a saia está errada, já que não tem abertura para o zíper. Calma, respira que tá tudo certo. Vamos fazer alfinetar as costas da nossa saia, vai ser bem fácil já que passamos a carretilha no nosso molde, e a margem que deixamos está marcadinha. Agora vamos fazer uma abertura nas costas da nossa saia, do tamanho do nosso zíper, no caso 20cm.


Fez a abertura? Agora vamos encaixar o nosso cós. Direito com direito do tecido, vamos fazer a primeira costura, colocando nosso cós como se fosse um viés. Nesse caso nossa saia não tem botões por isso nosso zíper vai até em cima. Como nosso cós é anatômico encaixe ele pelas laterais, assim as costuras vão bater certinho e sua peça vai ficar lindona.

Com a primeira parte do zíper costurada, vamos colocar nosso zíper. O acabamento do cós e forro fica pra depois, agora vamos cuidar da nossa prega.

Lembra que a parte das costas abaixo do zíper está alfinetada? É pra lá que vamos! Deixamos marcado o tamanho da nossa prega (no caso 20cm). Então partindo dessa marcação vamos fazer uma costura no sentido do zíper, pra fechar as costas da nossa saia. Feito isso vamos fazer uma abertura com a tesoura alguns centímetros acima da marcação da prega.


Fazendo essa abertura no tecido é possível abrir a prega e passar a ferro. Pra ela ficar abertinha no lugar dela, é só passar uma costura na prega, com a distância de um calcador abaixo dessa abertura que fizemos.


Agora vamos prender o forro no zíper. Como mostramos no vídeo é bem simples, É só prender cada lateral do forro à sua lateral correspondente do zíper. E depois,pra deixar o acabamento bem bonito, vamos dobrar o cós por cima do zíper e passar uma costura no zíper, pra deixar o cós preso nele. Vamos virar o cós, e virar a peça do avesso. Assim vai ser bem fácil de encaixar o forro no cós aos poucos e ir prendendo o cós com um alfinete (sempre pelo lado direito, que é onde vamos passar a costura pra prender o cós). Tenha calma nessa hora, pra não deixar nada repuxado. É bem fácil mesmo. Quando todo o forro estiver encaixado na saia é hora de passar a costura que vai prender o cós.


Agora é só unir as costas do forro, que ficou sobrando abaixo do zíper. Deixei uma abertura de 20 cm na barra dele, pra que fique confortável. A barra do forro faço só no overloque e corto ela um pouco menor que a minha saia pra que não fique aparecendo.



Agora é só fazer a barra da saia e está pronta!

Nesse caso usamos 0,80cm de tafetá e 0,60cm de forro.É uma saia que pode ser feita em vários tecidos. Como no canal ensinamos a fazer as peças sob medida, estamos preparando um vídeo especial pra ensinar como calcular o tecido pra cada peça :)



Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!


Beijo!

0 Comments:

Postar um comentário