28/04/2017

#CostureiraIniciante | Saia Peplum

Mais um vídeo da nossa série de costura :)


No canal já ensinamos a fazer uma saia reta ou lápis sob medida, e algumas pessoas pediram pra aprender a saia peplum. A base dela é a mesma, então hoje vamos ensinar a alteração necessária pra fazer esse modelo. Pra ver como fazer o molde clique aqui e assista o vídeo. Nesse vídeo aqui também mostramos o corte e a confecção da saia reta simples. No modelo peplum é basicamente a mesma coisa.

Para fazer as alterações é só assistir o vídeo abaixo. Um pouco do passo a passo escrito está logo depois.




No vídeo vimos as alterações do molde da saia. Medimos 30cm partindo da barra para a parte de cima. Esse é o tamanho que escolhemos para a parte peplum, você pode fazer menor ou maior, aí vai de gosto :) A parte da frente é cortada na dobra do tecido, e as costas no tecido aberto, deixando a margem para o zíper.


Fazer o molde do godê duplo é bem simples. Primeiro medimos a saia na parte em que cortamos o molde, porque o peplum precisa encaixar nessa parte. Pegamos esse valor e acrescentamos 3cm, depois dividimos por 2. Com o valor em mãos é hora de fazer o molde. Com um papel dobrado, vamos fazer um semi círculo com esse número. Depois de aberto está pronto nosso molde. Posicionamos o molde na dobra do tecido, de forma que sobre de todos os lados o comprimento que queremos no nosso peplum. Lembra que escolhemos fazer com 30? Pra cortar é só adicionar as costuras e a barra, nesse caso 3cm.


Depois de cortar teremos algo parecido com a primeira foto. Vamos marcar 1cm na volta toda do molde, e cortar. Cortando desse jeito teremos um barrado peplum sem costuras nas laterais.


A parte de cima da saia tem a confecção igual a saia reta no vídeo. Fechar as pences, laterais, colocar zíper e o cós. Agora é só colocar o peplum. Direito com direito, alfinetar primeiro as duas laterais, e depois o restante. Depois de colocar o peplum, fazemos o acabamento na costura e na barra, e viramos a barra.


Como calcular o tecido?


Primeiro é necessário fazer o molde, assim dá pra saber direitinho quanto tecido irá usar. Depois de pronto vamos medir a parte de cima da saia, vai variar de acordo com o tamanho do peplum que você escolher. No nosso caso deu 42, adiciono 1cm para a costura, ou seja 43 para a parte de cima.


Agora vamos medir o molde do babado. Vai variar de acordo com o lugar onde você vai encaixar o babado. No nosso caso deu 30.
Vamos adicionar o comprimento desejado do nosso babado e as costuras dele. Lembra que posicionamos esse molde bem no meio, e contornamos ele com o nosso comprimento? Então a conta do tecido do babado fica assim: 33 (comprimento) + 30 (molde) + 33.
Agora é só adicionar o cós. Esse cós é uma faixa um pouco maior que a cintura, dobrada ao meio. Se eu quero que o cós fique com 5, a faixa será cortada com 12cm, 2cm para as costuras, 10cm pra dobrar ao meio e ficar 5.

Somando tudo ficará assim: 43 (parte da saia) + 33 (babado) + 30 (molde) + 33 (babado) + 12 cós = 151cm. Lembrando que essa conta é pra esse caso. Lembre de substituir os valores para o seu caso :)

Essa conta dá certo para uma saia que seja até o tamanho 46, porque dá pra tirar a parte de cima da saia da mesma lateral do tecido. Se o seu tamanho é maior que esse, só precisa dobrar o tecido da parte da saia, o babado e o cós continuam da mesma forma.





Espero que tenham gostado do post. Se tiverem qualquer dúvida é só deixar nos comentários que a gente tenta ajudar.

0 Comments:

Postar um comentário