20/04/2017

#CostureiraIniciante | Dicas rápidas de costura

Sabe aquelas dicas que vão passando de boca em boca? Que parecem simples mas que dão uma grande diferença na hora de realizar um trabalho? Ao longo do tempo fomos colecionando algumas dessas dicas, e resolvemos gravar um vídeo sobre o assunto.

Você pode assistir o vídeo no player abaixo. Ou se prefere ler, é só rolar um pouquinho a página que as dicas estão escritas também. Bora lá?


1 - Molhar tecidos

Sabe quando você faz uma roupa que fica maravilhosa? Você usa toda feliz por estar vestindo algo que você mesma fez! Aí depois de lavar o que acontece? Encolhe. Pra evitar que isso aconteça molhe os tecidos que tenham algodão na composição antes de cortar a peça. Deixe de molho mesmo, de um dia pro outro. Assim quando chegar a hora de cortar a peça, ela já vai ter encolhido (o que é normal), e você não vai ter problemas com a roupa pronta :)

Pra que o tecido não amasse demais na hora de lavar, dobre e coloque no recipiente.


No caso de tecidos que tenham muito elastano (como malhas), você pode deixar o corte descansar em cima da mesa. Quando a peça está na loja ela fica enrolada no rolo, o que tenciona o tecido, e deixa ele "maior do que é" por pouco tempo. Deixando o corte descansar de um dia pro outro, ele vai voltar ao original e você terá uma peça perfeita.

2 - Para marcar... lascas de sabonete


Essa dica realmente foi uma grande surpresa pra nós. Costumamos usar um lápis como esse pra marcar os cm de costura antes de cortar a peça. Caso você não encontre na sua localidade, pode usar lascas de sabonete usado (quando fica bem no finzinho sabe?). É ótimo pra marcar em qualquer cor de peça (principalmente as brancas, porque alguns lápis como esse mancham tecidos claros), e se usado pra marcar tecidos escuros sai super fácil, é só molhar um pouquinho.

3 - Tenha calma

Eu sei que essa parece ser uma dica muito, muito boa. Nessa série de costura estamos ensinando modelagem sob medida, e dando várias dicas sobre isso. Na hora de fazer o molde, se você estiver conversando, prestando atenção em duas coisas ao mesmo tempo... não vai dar certo. Por experiência própria, mesmo fazendo moldes semanalmente, se perdemos atenção por um momento também cometemos erros. Então na hora da modelagem, deixe qualquer assunto secundário pra depois.

4 - As vezes é preciso passar antes de cortar

Alguns tecidos amassam demais. Viscose, tricoline... principalmente depois de lavar. Se esse é o seu caso, e seu tecido parece ter saído de uma garrafa, passe antes de cortar. É mais uma coisa que pode parecer óbvia, mas se desconsiderar terá uma peça com defeitos no final.

5 - Se atente às margens

 Nos vídeos sempre mostramos qual margem usamos em todas as partes do molde, e é importante que você meça essas margens. Nas laterais, deixe a margem necessária pra costura e uma folguinha (nas laterais geralmente marcamos 2cm). Não tem nada mais chato que fazer a peça e ela ficar apertada demais em você né?


É isso gente, aos poucos vou trazendo mais dicas pra vocês ;)

Beijo!

0 Comments:

Postar um comentário