23/04/2017

Conhecendo a peça | Vestido Petit Village


Segundo post da série 'Conhecendo a peça' e hoje vou falar do vestido Petit Village.

Queríamos criar um modelo com botões na frente, é um pedido que recebemos de muitas mães. Tínhamos em mente que o modelo, em sua versão original, seria feito em uma das nossas estampas favoritas: vichy. Mas claro, que como os outros, ele também pode ser personalizado e confeccionado em outras estampas.

Vamos aos detalhes dele?
 

A estampa é a versão menor do vichy, clássica e atemporal. Tem recortes pra se ajustar bem ao corpo, e botões forrados. A manguinha é dupla, o que fica super legal na questão do acabamento, porque é como se "não tivesse" barra.


A saia é franzida, usando duas alturas de tecido. Isso significa que a circunferência da barra é de quase 3 metros. Fica legal usar assim, e também com saia de armação por baixo (pra mim, quanto mais volume melhor!). Na parte das costas tem uma pala, como de camisa, com a estampa cortada em diagonal. É um detalhe sutil, mas que dá um efeito bem legal.


Pesquisando sobre a estampa descobrimos uma cidade francesa, relativamente pequena, que leva o nome Vichy. Ela é famosa por suas águas termais, que estão presentes em doces, cosméticos e tratamentos medicinais. Também é conhecido pela fabricação de aventais e camisetas na padronagem vichy. Achei um post bem legal falando sobre pontos turísticos e passeios nesse blog, dá uma olhadinha depois, é bem legal!

Agora que já entendemos um pouco da inspiração por trás do nome, vamos a algumas curiosidades sobre a estampa:

  • O xadrez vichy é tecido com fios tintos, em xadrezes de tamanhos diferentes, tendo sempre como base o branco.
  • Apesar de ser popular desde o século XIX, ele ficou muito famoso após ser usado por Brigitte Bardot no filme 'E Deus criou a mulher' de 1956. Ela também se casou usando um modelo feito em vichy.

  • O xadrez Buffalo Check é uma variação em vermelho e preto com quadrados maiores. Muito usado em camisas de flanela, mantas e cobertores. 
 Hoje em dia, graças à releituras de grandes estilistas, essa estampa é mais usável em várias peças e cores, e já não é mais tão associada à toalhas de picnic. E vocês, gostam dessa estampa? Espero que tenham gostado do post!

0 Comments:

Postar um comentário