10/03/2017

Cospobre do amor | DIY | Avental da Bela

Eu sempre fui uma grande fã da Disney, não das princesas em especial, na verdade desgosto de muitas delas. Mas Bela é minha segunda princesa favorita, e com o lançamento do novo filme eu não poderia deixar esse acontecimento passar em branco. Por isso resolvi fazer um "quase cosplay", uma versão de Bela camponesa com coisas que tenho em casa, fazendo os acessórios de forma bem simples. E vou ensiná-los aqui também, caso alguém também queira ser Bela por um dia.


Nesse primeiro post vou mostrar como fiz meu avental. Fiz com retalhos de um algodão que usamos para forrar algumas peças. Se você for comprar um tecido especialmente pra esse DIY, é só medir o comprimento que seu avental terá (da cintura até a altura desejada) e acrescentar 3cm para as costuras. A faixa você consegue retirar do que vai sobrar no corte. Pra fazer minha faixa eu tive que fazer duas emendas (já que estou usando um retalho), mas com um tecido normal uma emenda é necessária.

As medidas do meu avental:

Cintura 48cm // Barra (largura) 66cm // Faixa 1,83 // Comprimento total 56cm

No meu caso tudo foi feito na máquina de costura, mas você pode substituir as costuras por cola para tecido, por exemplo.



Vamos lá!

Dobre o tecido de uma forma que consiga encaixar as medidas e que sobre o restante. É mais fácil cortar com o tecido dobrado, e a chance de ficar tudo alinhadinho aumenta!
Lembrando que com o tecido dobrado, as medidas são divididas por 2. Então se você usar as mesmas medidas do meu, os 48cm da cintura ficaria 24cm, 66cm do quadril ficaria 33cm. Pra marcar essas medidas no tecido use uma fita métrica e um lápis de costura, giz de alfaiate, ou lápis normal mesmo. Use uma régua pra ligar a cintura com a barra.

Meu tecido dobrado e já cortado

As faixas foram cortadas com 12cm. A terceira é pra mostrar como vai ficar quando estiver dobrado. 2cm são usados para a costura, então depois de pronto seu cós vai ficar com 5cm.

O primeiro passo é fazer a barra da parte da saia do avental, nas laterais e na parte de baixo. Depois é hora de unir as faixas pra que elas fiquem com o comprimento total antes de serem passadas à ferro.

Depois disso é hora de passar a faixa que será o cós. Primeiro passe dobrando ao meio, depois faça uma dobra de mais ou menos 1cm na parte de cima e na de baixo, e passe também. Isso vai facilitar na hora de costurar o cós no avental. No final da faixa, dobre a lateral com 1cm e passe também, pra facilitar seu trabalho depois.

Hora de juntar o cós com a saia. Dobre a faixa ao meio e coloque um alfinete, dobre a saia ao meio e coloque um alfinete. Assim você consegue alinhar as duas partes com facilidade.

Alfinete o cós na parte da saia usando a marca da dobra como guia. Passe uma costura apenas na parte da saia, como na segunda foto.

Dobre a parte de cima do cós por cima da costura que você fez, e alfinete ao longo da faixa toda, juntando as duas dobrinhas que passamos previamente.

Quando chegar no final da faixa, dobre primeiro a lateral e depois una a parte de cima com a de baixo. Aquela dobrinha que passamos na lateral vai ajudar nesse processo. Agora é só passar a costura nisso tudo, e seu avental estará pronto!


Logo mais eu volto pra ensinar o laço do cabelo, e uma forma fácil de customizar um livro pra ficar parecido com o dela <3
Espero que tenham gostado!
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!


0 Comments:

Postar um comentário