29/04/2016

Sobre minimalismo e padrões no Instagram #BEDA 21

Olá pessoas!

Fiquei doente de novo! Mas vou conseguir terminar esse beda, agora é questão de honra!


Marcas simplificam seus nomes, sua timeline no instagram fica cada vez mais "preta e branca". Você confunde o dono das fotos, porque aos poucos, todos vão repetindo a mesma fórmula... é a onda do minimalismo. Tenho lido e assistido alguns vídeos sobre o tema, em um vídeo uma Youtuber até chegou a dar a dica de deixar seu Instagram com o padrão "branquinho" porque é o que está em alta. Mas será que isso serve pra todo mundo? Somos iguais a ponto de seguir uma fórmula, que dará certo pra todos?
Antes de continuar lendo esse post, recomendo que você leia esse aqui, da Bessie do blog Melhor não falar nada.

Leu? Então vamos lá. Comecei a pensar mais seriamente nesse assunto depois que vi o vídeo Como organizar o feed do Instagram, das irmãs Alcântara. Recomendo muito que vejam esse vídeo, se ainda não viram. Acho o feed delas lindo! Tirei muitas dicas dali que comecei a usar nas minhas fotos. Confesso que tenho um TOC em nível pequeno, e gosto de ver as coisas organizadas e harmoniosas, até certo ponto. Não gosto muito de poluição visual. Não tenho nada contra o minimalismo como estilo de vida. Qual o problema pra mim: quando você passa a mudar a sua personalidade pra estar na moda, pra estar por dentro do que está "em alta".

Sendo assim o que tirei de proveito do vídeo delas? A pensar melhor em composições na hora de fotografar e postar. Percebi que as fotos de respiro melhoram muito o visual do feed como um todo. Comecei a pensar melhor nos grids, e não em fotos individuais. Mas o que é mais importante? Mesmo com todas essas mudanças, quero que meu perfil continue tendo a minha cara. Quero que alguém reconheça meu jeito de fotografar, quero que quando alguém vá lá no meu feed, ela não pense que já viu 500 mil feeds iguais. Quero que ele tenha minha personalidade, afinal ninguém deveria mudar seu jeito de ser porque está na moda ser diferente.

Eu sou uma pessoa que ama cores, estampas... então nunca conseguiria postar fotos usando só preto e branco. Não conseguiria deixar meus gostos de lado apenas pra ter mais likes.

 E mesmo já tendo começado a colocar em prática algumas mudanças por lá, penso que é preciso ter liberdade para postar o que quiser na hora que quiser. Imagina deixar de postar algo importante pra você, um momento em família, uma conquista, mesmo que pequena, só porque a foto não ficou boa? Ou porque não vai combinar com o restante? Muito triste né... mas isso é mais comum do que a gente pensa. Afinal as redes sociais hoje mostram pessoas perfeitas, e não pessoas reais.

Na prática, pequenas mudanças que eu fiz depois de assistir o vídeo.

 Um antes bem antigo, nem é dos piores.

As últimas fotos postadas.

Algumas mudanças: encontrar um tipo de edição que favoreça as fotos sem mudá-las totalmente. As fotos de respiro. Tentar (só tentar) não postar fotos tão parecidas em sequência. Ângulo e composição. Como eu disse, não vou ser neurótica, mas vi uma grande diferença! Foi algo que me agradou visualmente, mas manteve a minha essência. Se vocês quiserem, em outro post posso falar um pouquinho sobre como edito minhas fotos no Photoshop ou usando apps de celular.

Beijo!

6 comentários:

  1. Amei seu post Nah...eu na verdade não entendo muito disso e presto atenção em várias coisas,inclusive na legenda, não gosto de minimalismo, na verdade cansa a minha vista rs. Gosto das suas fotos por causa dos looks e na verdade não ligo pro cenário,vc já é seu próprio cenário, com seu trabalho incrível e que sempre admirei. Minha mãe é costureira,então sou apaixonada por roupas, principalmente no seu estilo, e esse é só seu. E aguardo um post seu sobre edição de fotos, afinal,como profissionais da área,isso é importante,não há como fugir rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho pensado bastante nisso tbm em deixar um insta organizado, daí eu penso nem minha vida é organizada pq só meu insta vai ser!! Como vc disse talvez tire um pouco da minha identidade!! Amei seu post mega produtivo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Naht, de um tempinho pra ca comecei a achar meu feed um pouco poluído, ai por mim mesma fui pesquisar algo a respeito, e fiquei assustada na quantidade de conteúdo que tem sobre deixar o instagram perfeito. comecei usar alguns metodos, mas nada que me impeça de postar o que eu mais gosto, gosto de estampa.. colorido, minha casa é muito colorida e é isso que mais compartilho no meu perfil. É legal quando um IG tem um padrão, isso me chama atenção . Mais esses " preto e Branco " é como vc falou, é perfeito e não real . Gostei muito do post, compartilhamos o mesmo pensamento . Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei o post Naty, sempre achei suas fotos lindas, e pra mim já eram harmoniosas, mas dá para ver que deu uma diferença. Tento fazer isso no meu insta também, mais na hora de postar nunca lembro kkk mais acho que não tá tão ruim não!

    http://www.nayanemartins.com/

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu nunca tinha parado pra reparar nisso? Amei o post e vou me informar mais sobre o assunto! www.maisquemake.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vi nesse post para entender um outro kkk e amei... Vou tentar aplicar as dicas!!! Beijinhos...Au Revoir!

    ResponderExcluir