07/04/2016

Resenha | Livro Croquis de moda - Bases para estilistas #BEDA 6

Olá pessoas!

Alguns leitores me ajudaram a escolher o tema de hoje pelo Snap, então me segue lá pra futuras consultas e muitas fotos de gatinhos ^^ (user: nahtoff)


Já tem um tempo que tô devendo a resenha desse livro maravilhoso pra quem desenha croquis. Comprei ele pela Amazon, numa promoção (paguei 40,00~50,00  mais ou menos). Infelizmente ele está indisponível no site e sem previsão de voltar. Mas vende na editora GG e vale muito a pena.

Sinopse da editora:

Muitas vezes, na rotina do estilista e estudante de moda, é necessário dispor rapidamente de amostras de figuras humanas sobre as quais deve desenhar a coleção. A presente obra contém extensa coleção de figuras humanas para desenhos de moda feminina, masculina e infantil. Entre figuras femininas, mulheres grávidas, femininas GG, masculinas, masculinas GG, adolescentes, infantis e figuras técnicas, há mais de 350 modelos representados e disponíveis para o profissional de moda. Além disso, o livro ainda oferece valiosos exemplos de representações de rostos e penteados, bem como conselhos úteis sobre como elaborar esboços contendo a maior quantidade possível de informações. Uma obra útil e inspiradora, indispensável para estudantes de moda, estilistas e ilustradores que terão, em apenas um volume, uma imensa variedade de figuras humanas.F. Volker Feyerabend estudou design de moda e ilustração na Escola de Moda de Hamburgo, e desde o final de sua formação, em 1964, trabalhou como ilustrador especializado em moda, tendências e storyboards. Entre seus clientes mais importantes encontram-se empresas como L’Oréal, Garnier ou o Financial Times Deutschland. Foi professor do departamento de design, mídia e comunicação da Escola Superior de Ciências Aplicadas de Hamburgo e da escola privada AMD Akademie Mode & Design de Hamburgo.


Essa edição é a revisada e atualizada, então além das bases propriamente ditas, há um capítulo com o título: "Como utilizar bases para croqui". O que você vai encontrar nesse capítulo? Algumas orientações para criar a base do seu croqui, usando ou não as figuras do livro como base. Alguns assuntos adicionais do capítulo: Como harmonizar o estilo do croqui com o conceito da sua coleção. Como escolher o tipo certo de silhueta para representar suas peças, levando em conta o conceito e público alvo. Alguns estilos de croqui que podem ser usados, e várias ilustrações pra você entender o que significa tudo isso. Como o livro tem linguagem muito técnica, as ilustrações ajudam a entender os pontos em questão.

Em seguida temos o capítulo: "Como construir uma base". Sabe todas as dúvidas que temos quando começamos a desenhar os croquis? Como desenhar o corpo? Quantas cabeças ele deve ter? Quais são as proporções? Entre outras... todas essas dúvidas são respondidas nessa parte. Ilustrações com todas as representações de croqui (feminino, masculino, crianças, figura desfilando, figura com perna de apoio, etc) e textos curtinhos vão te ajudar a criar sua própria base usando a proporção que preferir.


Depois disso aprendemos sobre as linhas auxiliares. Com essas linhas posicionamos os detalhes da roupa como costuras, botões, zíperes... Detalhes extremamente importantes pra quando você desenha com o objetivo de tirar aquela roupa do papel (e não somente fazer um croqui bonito).


Tem algumas informações sobre como desenhar cabeças, mas bem pouquinhas mesmo, só pra dar uma noção da proporção.


Depois das várias representações de penteados já começam as páginas cheias de bases para utilizarmos.








Ao todo o livro tem 176 páginas, e é muito bem ilustrado. Claro que tem muito mais opções de bases femininas. Mas também tem várias masculinas, adolescentes, crianças, e até duas páginas dedicadas à Homens GG (é pouquinho, mas pelo menos tem, né?).

O legal do livro é que apesar de ele ensinar muito bem como criar sua própria base, ele deixa bem claro que não é vergonha nenhuma você usar as que estão disponíveis. Na página 7, onde fala sobre como utilizar a base de croqui, o quinto parágrafo diz: "Para fazer um croqui utilizando uma das bases deste livro como exemplo, sugerimos que você coloque uma folha de papel branco sobre o modelo escolhido. Comece seu trabalho desenhando, nessa folha, apenas o vestuário por cima da base. Em seguida, desenhe aquelas partes do corpo do manequim que não foram cobertas pela roupa. Sinta-se livre para fazer adaptações e/ou modificações estilísticas no desenho da sua base de croqui." 

Como a própria sinopse diz, na nossa rotina muitas vezes precisamos de uma base rápido. E se o mais importante do croqui é a roupa que você está criando, não precisamos ficar "perdendo tempo" desenhando novos corpinhos pra vestir todos os dias, não é mesmo? Claro que você não precisa deixar de criar suas próprias bases pra sempre, e ficar usando só as do livro. Quando puder, crie suas próprias bases. Mas digo por experiência própria que usar a base que o livro nos fornece, ajuda muito a ter mais noção de proporção ao criar sua própria base.

Alguns croquis que fiz usando as informações e bases do livro:




  • Editora: Gustavo Gili; Edição: 1ª (1 de janeiro de 2014)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8565985423
  • ISBN-13: 978-8565985420

Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida é só falar aqui nos comentários ou por e-mail que eu ajudo como puder ^^

Beijo!

7 comentários:

  1. E lindo esse trabalho, não sabia que tinha esses livros de ilustrações, que bom que ajuda bastante.. bjs.
    www.maniasdekellen.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal Nath, estou precisando de um livro desses. Ajuda muito no estudo e composição. Seus croquis são muito lindos, parabéns! =)

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tô apaixonada pelos os croquis, amo desenhar, não desenho tão bem, mais gosto kkkk sempre quis desenhar e fazer as minhas próprias roupas.
    Beijinhos...

    www.nayanemartins.com

    ResponderExcluir
  4. Nathy preciso desse livro pra ontem, perfeito, também desenho croqui, mas relaxei, você está sendo minha inspiração de voltar a desenha, beijos!

    http://blendaliberdadefashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei esse livro, parece ser tão legal aprender sobre croquis, eu adoro, mas ainda não pude estudar nada sobre isso, apenas como hobby mesmo ♥
    bjs

    ResponderExcluir