26/09/2015

9 Pins - A representatividade da mulher na cultura retrô

Olá pessoas!

Hoje eu li um post super interessante da Aline Lacroc do blog Retrô Rock falando sobre a representatividade da mulher na cultura retrô. Recomendo você a ler o post dela antes de continuar lendo o meu ;)

Esse post tocou fundo em mim, eu não sou negra, sou morena. E mesmo assim já passei por várias situações que envolviam preconceito, até mesmo de parentes que falavam coisas horríveis de mim na minha presença e que me tratavam mal por eu não ser branca.

Como a Aline disse, infelizmente somos influenciados a pensar assim desde pequenos. Por isso é tão importante mudarmos nosso pensamento, mesmo em atitudes que pareçam pequenas. No perfil do Instagram do Atelier onde eu trabalho, sempre tento postar inspirações de negras, morenas, brancas, ruivas, asiáticas, loiras, gordas, magras... acredito que isso faça diferença no modo como enxergamos as pessoas. E assim como acontece com a Aline, quando eu posto a foto de alguém que não seja branca e magra, a foto tem menos curtidas, triste né?

Por isso resolvi fazer esse post, revivendo a categoria 9 Pins, pra compartilhar algumas Pin-ups que, ainda bem, fogem do padrão pré estabelecido.

Angelique Noire

 123 

Winny

  4 | 5 | 6

7 | 8 | 9
 
Pra vocês terem noção de como foi difícil encontrar essas fotos, nem consegui descobrir o nome da modelo Plus Size, só sei o nome da marca de roupas pra qual ela modela (Pinup Girl Clothing). Se alguém souber me avisa que eu mudo aqui.

O objetivo desse post é mostrar que não precisamos ter medo ou vergonha de quem somos, independente das nossas características físicas. O importante é que a gente aprenda a se amar! Viva a diversidade <3

Beijo!

2 comentários:

  1. Simplesmente adorei, de todo coração! Obrigada por compartilhar o post, fico muito legal! Adorei a tag dos 9 Pins. Vou editar lá no blog, com link pra essa postagem linda. Acho que essa ideia da representatividade é algo que incomoda todas nós, né..e não é uma ideia minha, nem nada.. tanto que você mesma já fazia a mesma coisa. Só precisamos falar mais sobre isso, né.
    E como é difícil encontrar essas fotos.. Eu acho super chato quando vou pesquisar por "pin-up", por exemplo. Daí aparecem só as brancas e magras (sempre lindas, mas padronizadas). Mas para encontrar as negras eu preciso pesquisar por "black pin-ups". Como se elas não se encaixassem na pesquisa anterior. Mas, nós podemos mudar isso!! E é muito bom saber que pensávamos igual, só não sabíamos..rs Mais uma vez obrigada. Já conhecia seu trabalho e preciso inclusive colocar o link do Atelier lá na minha lista de lojas indicadas. Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. A Angelique é linda demais, já tinha visto ela antes e sou fã.
    Acho que é muito mais triste receber críticas de pessoas próximas, li o seu texto e o da Aline. Falaram tudo !
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir